quinta-feira, março 01, 2018

Turismo de Natureza – Parque Nacional de Peneda-Gerês

        Portugal é um destino que dispõe de um riquíssimo património natural e apresenta uma enorme variedade de paisagens e elevada diversidade de habitats naturais com condições brilhantes para a visita e observação destes territórios.
         De acordo com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, cerca de 21% do território português é formado por Áreas Classificadas com fortes valores naturais e biodiversidade a nível da fauna, flora e qualidade paisagística e ambiental. Assim sendo, Portugal dispõe de uma oferta de atividades de animação turística ajustadas aos diferentes segmentos do Turismo de Natureza.
         De acordo com o Registo Nacional de Agentes de Animação Turística, no início de 2015, encontravam-se registados cerca de quinhentos Agentes com reconhecimento para a prática de Atividades de Turismo de Natureza. Também no início de 2015, encontravam-se reconhecidos oito empreendimentos turísticos em locais de grande valor natural e paisagístico.
         A criação do Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG) teve como objetivo a valorização das atividades humanas e dos recursos naturais do nosso país, focando-se nas atividades educativas, turísticas e científicas. Situa-se no extremo noroeste de Portugal, entre o Minho, Trás-os-Montes e a Galiza. O seu perímetro territorial abrange todo o vasto território florestal que se estende desde a Serra da Peneda até a Serra do Gerês, englobando ainda a Serra do Soajo e a Serra Amarela. O Parque é talhado por dois grandes rios, o Lima e o Cávado. Abrange os distritos de Braga (concelho de Terras de Bouro), Viana do Castelo (concelho de Melgaço, Arcos de Valdevez e Ponte da Barca) e Vila Real (concelho de Montalegre).
         Este Parque Nacional foi a primeira Área Protegida criada em Portugal, sendo a única com o estatuto de Parque Nacional. Também foi reconhecido internacionalmente pela União Internacional para a Conservação da Natureza (UICN), desde a sua criação, pela riqueza do seu património natural e cultural.
         O PNPG localiza-se numa região montanhosa onde predominam as rochas graníticas apresentando diversas formas. Para além destas caraterísticas, apresenta uma enorme variedade de habitats, flora, fauna e vegetação onde é possível admirar a sua beleza e exercer uma grande variedade de atividades económicas ao longo ano.
         Sobretudo nos meses de Verão, o Parque Nacional da Peneda-Gerês, acolhe um grande número de turistas pois é possível observar tudo o que de melhor a natureza nos pode oferecer com uma temperatura ideal para o fazer.
         Do meu ponto de vista, este é um excelente sítio para passar umas belas tardes. Sozinho ou acompanhado, o importante é observar a natureza e desfrutar de momentos calmos para enriquecer a alma. Para os amantes de fotografia, é possível registar belos momentos, desde as suas espécies variadas até à vegetação colorida.

Juliana Catarina Miranda Esteves

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2017/2018)

Sem comentários: