segunda-feira, março 12, 2018

Sintra: a vila mais romântica de Portugal!

“Parece que agora toda a gente está a ir para Portugal”. Quem o enuncia é o jornal britânico The Telegraph, depois de divulgados os resultados da atividade turística em Portugal no último ano. O nosso país volta a bater recordes ao ultrapassar a barreira dos 12 milhões de visitantes estrangeiros em 2017. Para justificar o sucesso do turismo português, o The Telegraph aponta as 22 razões pelas quais este país da península ibérica conquista o coração de quem o visita, referindo ainda que Portugal é muito mais do que Lisboa e Porto. Realmente, existem outras localidades que ninguém deve perder a oportunidade de conhecer. Uma delas é Sintra: a paisagem de conto de fadas.
Conhecida pelos seus súbitos e misteriosos nevoeiros, monumentos históricos, palácios opulentos, casas senhoriais e jardins sem fim, Sintra é, por excelência, o destino mais místico e romântico de Portugal. É considerada Património Mundial da UNESCO pela sua paisagem cultural, desde 1992.  A variedade de edifícios históricos fascinantes: o Palácio da Pena, o Castelo dos Mouros, o Palácio Nacional, a Quinta da Regaleira, o Palácio de Seteais, o Palácio de Monserrate, e as belíssimas paisagens, fazem desta vila um dos melhores destinos turísticos.
Sintra, com a sua aura de magia e romantismo, é um dos destinos preferenciais no país e os valores apresentados pela Parques de Sintra-Monte da Lua (PSML), responsável pela gestão dos palácios e parques da região, comprovam essa preferência. Os monumentos receberam, no ano passado, mais de três milhões de visitantes, representando uma subida de 22% relativamente a 2016. Números que contrastam com as 500 mil entradas vendidas em 2007. O crescimento na última década foi em flecha, com seis vezes mais entradas nas atrações de Sintra em 2017 do que há dez anos. É de realçar o facto de não estar contabilizado sequer o número de visitantes que vão em passeio, para almoçar ou beber um café e comer uma queijadinha, deambular nas ruas ou fazer os trilhos pedestres, sem visitar nenhum palácio. Fosse esse o caso e os números seriam substancialmente maiores.
 O presidente do conselho de administração da PSML, Manuel Baptista, relaciona este aumento da procura com o trabalho de recuperação realizado: “A Parques de Sintra tem levado a cabo um trabalho permanente de recuperação dos parques e monumentos que gere, não só através das ações de conservação e restauro mas também através de um esforço contínuo para oferecer melhores condições de visita”. O excelente trabalho que a PSML tem desenvolvido nos últimos anos tem sido reconhecido internacionalmente, pelo quinto ano consecutivo, com o World Travel Award de melhor empresa do mundo em conservação. Ao receber o prémio, o administrador da empresa declarou que “um prémio tão prestigiante dignifica este valioso património natural e cultural que, de ano para ano, tem registado uma crescente procura e um aumento sustentado do número de visitas”.
Apesar de Sintra estar nomeada para os melhores destinos do mundo na liderança para a qualidade, atratividade e sustentabilidade no turismo, o crescimento acentuado do número de turistas que, nos últimos dez anos, se têm deliciado com os encantos da vila, impõe desafios a essa sustentabilidade.
O número de visitas aumenta e o trânsito ressente-se. Na altura das festas – Natal, Ano Novo, Páscoa - assim como no verão e, desde há alguns anos, durante quase todo ano, Sintra fica repleta de turistas. A Vila Velha enche-se de carros, de tuk-tuks e autocarros, de jipes e charretes. Os funcionários das empresas turísticas queixam-se do trânsito exasperante. Afirmam que, antigamente Sintra tinha um turismo de elite e que agora é um turismo de massas. Isso reflete-se no trânsito entupido e na falta de qualidade de vida para as pessoas que lá moram. Existem mesmo populares que defendem o corte à circulação no “coração” da vila, sendo, por isso, um dos objetivos do presidente da Câmara Municipal a retirada do trânsito do centro histórico e, em simultâneo, a criação de mais lugares de estacionamento periurbano, assegurando a ligação entre os dois.
Mesmo com estas dificuldades, Sintra não perde o romantismo. As suas atrações e ambiente envolvente ajudam a tornar esta vila num destino único, mágico e absolutamente apaixonante. Se ainda não conhece este lugar, apresse-se a fazê-lo. Com certeza que não se vai arrepender!

Francisca da Silva Fernandes

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2017/2018)

Sem comentários: