segunda-feira, março 05, 2018

Portugal e os seus 356 dias para o ´Surf`

Portugal é o país onde se pode praticar ´surf` durante 365 dias por ano, ou 366, se for ano bissexto. Isto é um facto em que não estou a exagerar: a extensão da costa portuguesa tem todas as condições para apanhar boas ondas todos os dias. Portugal, com mais de 850 quilómetros de costa, é uma praia gigantesca para os amantes de ´surf`. Com uma grande variedade de condições naturais e um clima fantástico, proporcionam experiências inesquecíveis, que estão ao alcance de todos, dos iniciados aos mais experientes em matéria de ´surfing`.
Portugal, é um dos mais extraordinários locais do mundo uma vez que reúne um grande número de ondas com elevada qualidade. Podemos dar o exemplo da Ericeira, que foi classificada com reserva mundial de ´surf` pela organização norte americana “Save the Waves Coalition”. Esta classificação evidencia assim uma área com 4 kms que inclui sete ondas de classe mundial.
Temos mais a norte, perto de Peniche, a praia do Medão, que é outra grande referência pelas suas notáveis ondas, que a tornaram conhecida por “praia de Supertubos”. No mês de outubro, é procurada pelos surfistas de todo mundo devido à grande prova do “World Surf League Tour”. Nas restantes praias de Peniche também podemos descobrir boas ondas, que proporcionam excelentes escolas de ´surf`.
Na praia do Norte podemos encontrar as gigantescas ondas da Nazaré. Aqui podemos descobrir ondas com cerca de 30 metros de altura, onde são batidos os recordes mundiais, como foi o caso, em 2011, do ´surfista` profissional como Garrett McNamara. Recentemente, este recorde foi batido pelo ´surfista` português Hugo Vau, que pode ter ´surfado` uma onde com cerca de 35 metros, ao qual deram o nome de "Big Mama", a onda.
Quase às portas de Lisboa também podemos encontram boas ondas não só para a prática de ´surf` mas também de ´bodyboard` nas praias de Santo Amaro de Oeiras, Carcavelos e São Pedro do Estoril. E em pleno parte natural, temos o Guincho, em que as ondas são bastante consistentes, e mais utilizadas pelos praticantes de ´bodyboard`. Neste lugar realiza-se um campeonato mundial de ´bodyboard`.
            Na região centro, podemos fazer referência a praia de Buarcos, que fica perto da Figueira da Foz, na qual se pode encontrar aquela que é considerada a onda mais longa da Europa, podendo atingir os 200 metros. Em Aveiro, que fica perto de ílhavo, temos a praia da Barra, que tem um bom acesso para todos os tipos de praticantes. O Norte em Espinho é popular devido a uma onda mítica: a “direita do casino”.
A sul de Lisboa temos a costa da Caparica e, perto de Sine, a praia dos Aivados, onde podemos desfrutar de um contacto único com a natureza. Já na costa oeste do Algarve temos diversas praias, com a Arrifana, a Bordeira, Amado, Cordoama e o Castelejo, que têm muita procura. No litoral virado a sul podemos encontrar ondas mais calmas, mas que também oferecem boas condições para a prática de ´surf`, sobretudo nas ilhas de Tavira e de Faro.
Não podemos esquecer que em pleno Oceano Atlântico temos a ilha da Madeira, em que se verificam ondas memoráveis no Jardim do Mar e no Paul do Mar, que são duas magnificas praias para a prática de ´surf`. E no arquipélago dos Açores também podemos encontrar boas ondas, sobretudo nos meses de setembro e outubro, na ilha de São Miguel. E, na ilha da santa Maria, temos a praia Formosa. Já na ilha Terceira temos a praia da Vitória.
Depois disto podemos constatar que o mais difícil será escolher a que praia ir. 

Carlota Dionísio

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2017/2018)

Sem comentários: