quinta-feira, março 01, 2018

Lisboa: a cidade que nunca dorme!

       Lisboa é a capital de Portugal e conta com um pouco menos de 600 mil habitantes. Para além de capital de Portugal, é também capital de distrito e sede de área metropolitana.
São vários os acontecimentos que têm vindo a moldar a cidade, tal como o grande terramoto, que permitiu a construção da baixa pombalina, a época dos Descobrimentos, com a qual se construiu o Mosteiro dos Jerónimos e a Torre de Belém. No entanto, nem todos os seus monumentos têm séculos de existência, o que mostra que esta cidade está em constante mudança. O Padrão dos Descobrimentos conta com apenas um pouco mais de 50 anos e toda a recente zona do Parque das Nações foi construída após a Expo 98.
         Uma das ostentações culturais mais conhecidas e relevantes na cidade de Lisboa é o Fado. Alfama, o pequeno bairro nas encostas de Lisboa, é considerado o berço do Fado e aqui nasceram e cresceram a maior parte dos grandes fadistas de renome internacional.
         Lisboa também é muito conhecida pelos seus entretenimentos, onde é possível fazer compras ao longo da Avenida da Liberdade, nos designados Armazéns do Chiado ou até no Bairro Alto, onde também conta com uma grande quantidade de bares, aos quais afluem, quase diariamente, centenas de pessoas.
         A cidade possui um dos principais pólos universitários do país, apontado como Cidade Universitária, que atrai milhares de estudantes nacionais e internacionais pela excelência dos seus cursos e qualidade de vida na cidade. É ainda de salientar o Jardim Zoológico de Lisboa, que contém mais de 2000 animais de mais de 322 espécies diferentes.
         Para visitar todos estes locais e podermos deslumbrar os nossos olhos com esta belíssima cidade, os turistas contam com uma série de estabelecimentos hoteleiros para todos os gostos e carteiras. Através da fonte Pordata, vemos que, em 2012, Lisboa contava com 197 estabelecimentos hoteleiros, sendo que, em 2016 o número subiu para 396. Com isto, o rendimento obtido com os turistas nestes estabelecimentos também cresceu ao longo dos anos. Os dados do Pordata revelam que em 2012 o rendimento obtido com os turistas neste setor foi de 377.133 milhares de euros, enquanto que em 2016 foi de 692.260 milhares de euros.
         Definitivamente, Lisboa é uma cidade com uma enorme variedade de belíssimos pontos turísticos e em constante progresso e, por isso, tem uma grande oferta turística para que possamos desfrutar do melhor que a capital do nosso país tem para nos oferecer. No entanto, é uma cidade onde cada vez mais os preços dos alojamentos bem como dos imóveis localizados em zonas turísticas estão a aumentar. Pese isso, a meu ver, continua a destacar-se pelos imensos atributos positivos que oferece, desde a sua beleza e integridade à cultura e gentes que por lá passam.

Juliana Catarina Miranda Esteves 

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2017/2018)

Sem comentários: