terça-feira, março 13, 2018

Bruxas e demónios? Sextas-feiras 13 em Montalegre

Azar? Bruxas? Demónios? Cerca de 60 mil pessoas passaram a última sexta-feira 13 em Montalegre, e estes são os números que traduzem a maior enchente do evento. As sextas-feiras 13 são o dia em que bruxas e várias figuras do oculto andam à solta em Montalegre, uma pequena vila do distrito de Vila Real.
Atualmente, o evento recebe milhares de pessoas vindas de vários pontos de Portugal e de outros países, sobretudo de Espanha, para enfrentar o “azar” caraterístico do dia com folia e muita diversão.
Estas festividades iniciaram-se no ano de 2002, com caraterísticas bastantes distintas das de hoje, visto que apenas um pequeno grupo de pessoas participava. Nessa altura, três restaurantes da vila faziam um jantar com pratos inspirados em crenças populares tradicionais do local. No fim do jantar, o Padre Fontes (natural de Montalegre e personagem central da festa) passava pelos três restaurantes para servir a queimada e fazer o esconjuro.
Anos depois apareceram 150 pessoas num restaurante com o objetivo de participar na festividade, no entanto não tinham lugar. Foi nesse momento que perceberam a potencialidade do evento. Assim sendo, o evento passou a ser realizado no Mercado Municipal e, mais tarde, no Castelo, onde decorrem atualmente as principais festividades.
Segundo Orlando Alves, presidente da Câmara Municipal, este evento é um grande acontecimento. É mais uma oportunidade para mostrar ao mundo que Montalegre é uma terra de gente que acredita no futuro e que sabe construí-lo. Montalegre é uma terra que sabe receber e as Sextas 13 fazem-se com os residentes, com visitantes de todas as zonas do país e, também, com os milhares de emigrantes que celebram a vida com os locais e testemunham que Montalegre é uma grande terra.                                                     
Na última edição, a Câmara Municipal fez um investimento de 150 mil euros para realizar este evento, número pouco significativo para o retorno que produz. Nos últimos anos, as sextas-feiras 13 têm tido um impacto muito significativo na economia local, visto que os visitantes ocupam totalmente o alojamento em Montalegre, Boticas, Chaves e ainda em alguns pontos da Galiza! Para além disso, a grande maioria dos visitantes aproveita a ocasião para passar o fim-de-semana na região.
A população da vila de Montalegre não chega às 2000 pessoas e no concelho vivem 10.537. Ultimamente, todos os anos por altura das sextas-feiras 13, a “população” aumenta de forma temporária para quase seis vezes mais.
O turismo de eventos tem uma elevada importância para uma cidade ou região e também para o país, como um todo, uma vez que incentiva o desenvolvimento socioeconómico, o que leva à criação de empregos e infraestruturas que beneficiam não só o turista, como a população da cidade. Atendendo à dimensão e localização de Montalegre, o turismo de eventos contribui bastante para a economia e desenvolvimento do município.

Paula Magalhães

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2017/2018)

Sem comentários: