quarta-feira, abril 26, 2017

Turismo gastronómico Português: comer e chorar de saudade

Como qualquer turista, sou plenamente apologista de viagens que me absorvam com grande cultura, conhecimento e experiência, mas também, como qualquer ser humano, para mim a cultura gastronómica de qualquer novo sítio que conheça é dos aspetos mais importantes de qualquer viagem ou passagem turística. Para além de renovar energias, qualquer bom prato, saboroso ou bem apresentado, conquista o mais difícil dos turistas e fá-los experienciar as tradições locais.
Em Braga, já desde 2012 que as edições “Sugestões do Chef” valorizam, dinamizam e divulgam as demais escolhas que têm para oferecer na nossa humilde cidade, para com isso o turista possa experienciar a cultura e a tradição do povo Bracarense. Uma boa rota de restaurantes ou cafés numa cidade que recebe tantos turistas nas suas casas de restauração, tem de primar pela qualidade de comida, devido à tanta quantidade de locais existentes. Os prediletos nem sempre são os melhores mas sim aqueles com mais fama devido ao acréscimo de população que se junta, ou até mesmo pela sua localização.
Portugal desde sempre foi considerado um dos países com uma das melhores gastronomias mundiais. Não é por acaso que as nossas tão belas e deliciosas francesinhas e os nossos pastéis de Belém são conhecidos em todo o mundo, e muitos dos visitantes que por cá passam fazem questão de experimentar, saborear um pouco da história portuguesa que lhes passa pelos lábios. Daí vai resultar um paladar de saudade que acaba por ficar quando partem de Portugal.
É importante citar que hoje em dia um dos 4 fatores de enriquecimento turístico de uma experiência completa passa também pela gastronomia do local que se visita. Isto passa-se devido ao facto do próprio turista desejar experienciar os hábitos e costumes dos locais. Este tipo de direção que o turismo tem, tem como aspeto final a socialização do ser humano, nas suas relações interpessoais. Isto acrescenta muito mais valor e satisfação ao mesmo.
Não só podemos falar de turistas que viajam de país em país mas também daqueles que se dirigem a restaurantes para comer fora. O ato de comer fora de casa tem uma função social extraordinariamente importante nas sociedades modernas.
Uma das problemáticas dos dias de hoje é que os jovens turistas têm tendência para se direcionarem para restaurantes de fast-food e não para uma experiência local, pois assim ficam com a sua visita um pouco aquém daquilo que poderia ser. Já os adultos e com famílias fazem questão de saborear com um bom prato tradicional, seja ele de onde for. Experienciar pratos completamente diferentes daquilo que estamos habituados pode ser assustador, mas no final de contas engloba toda uma nova experiência e, quem sabe, talvez crie gosto por outra gastronomia. Daí vermos tantas fusões de tradições gastronómicas no nossso quotidiano e nos nossos novos restaurantes.
Valorizo então uma boa dose de comida tradicional a todo em todo o novo sítio que visito, e aconselho a todos os futuros viajantes a expandir horizontes e exprimentar o que de estranho acham. Por aqui, em Portugal, valerá certamente a pena. Irá comer e chorar ... de Saudade.

Bruna Alberta da Costa Cunha





Referências:
·        Associação Comercial de Braga

 [artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Património Cultural e Políticas de Desenvolvimento Regional” do curso de Mestrado em Património Cultural, do ICS/UMinho]

Sem comentários: