sábado, abril 22, 2017

Turismo Europeu: estatísticas de 2014

De acordo com o Eurostat, dados extraídos em 2016 apontam que no ano de 2014 os habitantes da EU-28 realizaram 1 182 milhões de viagens, tanto de âmbito profissional como pessoal. Cerca de 25% dessas viagens foram extranacionais. A maioria dos países seguiram esta tendência em relação à proporção das viagens domésticas, exceto a Bélgica e o Luxemburgo, em que a proporção de viagens extranacionais foi superior às domésticas (82,7% e 98,4%, respetivamente). Isto não é inesperado, tendo em conta a reduzida dimensão destes países, comparativamente a outros.
Apesar de representarem ¼ das deslocações, as viagens extranacionais representaram 41,5% de todas as dormidas e 54,9% de toda a despesa. Dentro da Europa, o turismo extranacional é particularmente facilitado pela existência do espaço Schengen, do qual fazem parte um elevado número de países. Este permite que os cidadãos europeus se desloquem e habitem/visitem (condicionadamente) outro país membro, sem os constrangimentos legais habituais. A existência de uma moeda única, o euro, num considerável número de países, ajuda a harmonizar as espetativas do custo dos bens e serviços.
O destino mais popular para viagens extranacionais dentro da EU-28 foi a Espanha, com 20,7% de todas as dormidas. De todas as viagens extranacionais realizadas no país vizinho, Portugal, 1/3 foram direcionadas para Espanha, enquanto 1 em cada 6 viagens realizadas por franceses para o exterior foi também para Espanha.
Em segundo lugar vem a França, com 12,4% de todas as dormidas, seguida de perto pela Itália, com 12%. De maneira geral, grande parte dos fluxos turísticos foi dirigida para os países vizinhos. No entanto, outra tendência que foi possível encontrar foi a de que a percentagem de dormidas e de gastos não foi a mais alta nos países vizinhos. Geralmente, viagens além-fronteira não tendem a ser prolongadas, e os turistas podem com muita mais facilidade deslocar-se de volta a casa se houver algum imprevisto.
As viagens extranacionais para fora da EU-28 representaram 14,5%. Este número muito mais baixo está associado a mais elevados custos de transporte, uma vez que os países que não fazem parte da Europa ficam mais longe dos que fazem, e ainda a maiores dificuldades do ponto de vista legal. Cerca de 4,7% das viagens extranacionais foram para a Ásia, 3,6% para a América do Norte, e 4% para África.

Rui Manuel Alves Martins               

Referências
http://ec.europa.eu/eurostat/statistics-explained/index.php/File:Trips_of_residents_of_Southern_Mediterranean_European_countries_-_Domestic,_outbound_and_top_5_outbound_destinations,_2014.png

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2016/2017)

Sem comentários: