domingo, abril 23, 2017

Óbidos: Uma tentação turística

Óbidos é uma vila museu portuguesa e o seu nome deriva do termo latino Oppidum, que significa “ Cidade Fortificada”. Esta vive de um grande desafio cultural: o castelo tal como as suas igrejas e monumentos espalhados por todo o munícipio são exemplos de museus vivos, as suas ruas e praças tradicionais e genuínas, o seu acolhimento a qualquer visitante com simpatia e a sua gastronomia deliciosa, fazem desta visita uma experiência a não perder de vista!
Situa-se a cerca de 80 km a norte de Lisboa, no distrito de Leiria, região centro e sub-região do oeste. Tem actualmente cerca de 11.000 habitantes e seu município é constituído por 9 freguesias: Negros, Amoreira, Gaeiras, Olho Marinho, Santa Maria, São Pedro, Sobral da Lagoa, Usseira e Vau.
Segundo dados estatísticos do INE, relativamente aos indicadores sociais, os anos de 2001 e 2010 mostram que o concelho se desenvolveu abruptamente em 10 anos e que o turismo trouxe novos empregos, fixou pessoas, desenvolveu o tecido empresarial, e criou alojamentos e infra-estruturas para os residentes. Numa década, o concelho de Óbidos viu a população aumentar em mais 814 residentes, alojamento em 2774 unidades de alojamento, em 2385 edifícios e mais 665 famílias (Figs.1,2).
Candidata em 16 de Fevereiro de 2007 a uma das 7 maravilhas de Portugal, esta vila contém uma herança de valor incalculável que viajou de outros séculos até os dias de hoje. Locais como o cruzeiro da memória, a Igreja de S. João Baptista, a Porta da Vila, o Padrão Camoniano são locais emblemáticos a visitar, entre muitos outros.
Em relação a eventos, destaco os seguintes pela sua popularidade e procura turística: o Festival Internacional de Chocolate; e Óbidos Vila Natal.
Na minha opinião, quando se pensa em Óbidos surge o chocolate. Esse é já um símbolo para o Munícipio.
O primeiro Festival Internacional de Chocolate realizou-se em 2002, e a elevada afluência de visitantes fez com que as edições seguintes decorressem num período mais alargado e com um conjunto de ofertas e de espaços adaptados às suas expectativas cada vez mais exigentes. Este ano, o festival celebrou o chocolate com muitas novidades, desde logo o desenvolvimento de uma aplicação (Smiity – Smart Interactive City) para servir de agenda do festival para os participantes (esta servia em simultâneo de “ um guia turístico” para conhecer Óbidos). Outras novidades foram: uma “olaria” onde o chocolate se transformava em peça numa roda de oleiro; o “Family cooking”, onde desafiava as famílias a partilharem experiências culinárias; e o “chocoDisco”, uma discoteca ao ritmo da música. Os bilhetes rondaram um custo de seis euros para adultos e, para as crianças, três euros.
O evento Óbidos Vila Natal foi notícia no “Diário de Notícias” datado de 03/01/2013. Este encerrou com o maior número de visitantes de sempre, em que se contou com o aumento de visitantes espanhóis (cerca de 10% das pessoas que passaram no evento). Apesar de não referir números, o coordenador do evento, Sr. José Pereira, relatou que o este superou os 200 mil visitantes obtidos na edição anterior. Atualmente, este evento faz a delícia das crianças pelo espírito natalício que incorpora, e os bilhetes rondam um custo de 5 euros para as crianças e o bilhete adulto entre os 6/7 euros.
Para finalizar, com tudo o que este município oferece, é caso para dizer que Óbidos é sem dúvida uma atração turística. Eu já tive a experiência de participar no festival Internacional de Chocolate e gostei tanto que regressei no ano seguinte. Tinha esculturas em chocolate que pareciam reais e fica-se surpreendido pela criatividade.
No entanto, existem sempre custos associados ao transporte e à entrada no festival, mas vale sempre a pena ir experimentar e divertir-se em Óbidos. Também dou a dica de experimentar a famosa ginjinha de chocolate… ou a espetada de fruta com calda de chocolate? É caso para dizer:  Alguém consegue resistir a Óbidos?

Caixa de texto: Fig.1 e 2: Estatística Geral de Óbidos ano 2001/2010.
  




























Sandra Daniela Silva

Webgrafia:
·        http://www.obidos.pt/
 
(Artigo de Opinião produzido no âmbito da Unidade Curricular “ Património Cultural e Políticas de Desenvolvimento Regional” do curso de Mestrado em Património Cultural, do ICS/ UMinho).

Sem comentários: