sábado, abril 29, 2017

A necessidade de conhecer o (lado B do) mundo

Passagens aéreas acessíveis, aplicativos de celular para taxi, sites para encontrar hotéis, ferramentas de tradução instantânea, mapas online. É indiscutível que a infinidade de ferramentas eletrônicas e a facilidade de obtenção de crédito têm impulsionado o desenvolvimento do turismo. Soma-se a isto o fato da não tão recente indução dos media sociais de que uma felicidade plena só se é alcançada quando outros lugares do mundo são conhecidos e outras culturas são vivenciadas; viagens estas comprovadas por fotos posadas com o Taj Mahal, Machu Picchu, Times Square ou Torre Eiffel ao fundo.
Mas será que apenas a rápida passagem por estes pontos turísticos conhecidos mundialmente, que elevam os índices do turismo de massa, realmente oferecem o preenchimento que o viajante procura?
A partir desta dúvida, um maior número de turistas tem evitado despender dias visitando reconhecidos pontos turísticos, e, em substituição, procuram locais frequentados pelos próprios habitantes daquele local. Tal cenário possibilitou a criação de novos produtos turísticos - conjunto de componentes tangíveis (como ruínas arqueológicas, museus, restaurantes clássicos) e intangíveis (como a hospitalidade dos locais, quantidade de atenção e informação disponibilizada) - alternativos.
É crescente, por exemplo, o número de sites independentes dos governos locais – secção turismo - sobre acontecimentos na cidade, agendas de festivais de música e cultura, lista de pequenos museus, parques e pubs com conotação histórica e não muito propagados. Também é crescente o número de informações disponibilizadas sobre turismo rural.
Neste ponto, é importante pontuar as principais diferenças entre o turismo de massas e o turismo alternativo: enquanto no primeiro – e mais realizado – pessoas buscam conhecer lugares tradicionais, com roteiros pré-programados, geralmente com o apoio de uma agência de viagem ou a compra de pacotes que incluem hospedagem, passagens aéreas e guia local; no segundo, pessoas com espírito aventureiro buscam conhecer novos locais e experiências, sendo seu próprio guia, e vivenciam mais de perto o local que visitam.
“[...] práticas alternativas privilegiam a pequena dimensão e a localidade no que respeita à natureza dos complexos, valorizam as energias alternativas e a produção local bem como procuram o contacto directo com as comunidades, tentando conhecê-las e com elas relacionar-se porque estas representam e simbolizam, em última instância, o exótico e diferente, o primitivo, a tradição, a identidade comunitária e a autenticidade [...]”.¹
Outras características ajudam a identificar o tipo de turismo que está a ser realizado:
·        Transporte: no turismo de massas, a locomoção entre locais é feita por transporte contratado, enquando que no turismo alternativo é feito por transporte público, pedal ou carona.
·        Estilo de acomodação: no turismo de massas, os viajantes geralmente ficam em conceituadas redes hoteleiras, com quartos privados; no turismo alternativo, os viajantes procuram por pousadas ou albergues, o que aumenta as oportunidades de mais contato com pessoas locais.
·        Estilo de compras: turistas envolvidos em turismo de massas procuram frequentar as lojas com marca conhecido mundialmente, enquanto no turismo alternativo viajantes procuram trocar experiências com artesãos locais e não apenas comprar o produto.
Há, ainda, a possibilidade do turismo alternativo realizado em determinado local transformar-se em turismo de massas. A procura de alojamento mais barato, encontrado na própria moradia dos locais, que começou de forma lenta e de pouca intensidade (AirBnB), passou recentemente a concorrer com grandes agências de viagem reconhecidas mundialmente, como Booking.com, E-Drams.com e Expedia.com. Um exemplo ainda mais tangível é o das fazendas produtoras de vinho na Itália e produtoras de café no Brasil que passaram a receber estrangeiros por um determinado tempo, onde uma troca é realizada: trabalho voluntário em troca de alojamento.
Sendo assim, o turismo é uma atividade com grande facilidade de agradar a pessoas com estilos e necessidades diferentes: enquanto umas buscam aventura, outras busca segurança; enquanto umas preocupam-se com roteiros e horários para um proveito melhor programado, outras deixam-se surpreender pelos possíveis acontecimentos de situações inesperadas. A questão não é apontar qual é a melhor alternativa para quem utiliza o turismo como fonte de lazer e expansão do conhecimento, mas alertar àqueles que trabalham na área que, com a mudança das necessidades dos indivíduos, inúmeras alternativas podem surgir, e um elevado número de novas ferramentas e produtos que seguem esta filosofia alternativa e independente – com uma prática responsável- podem crescer econômica e financeiramente, uma vez que ainda há mercado para ser explorado por este segmento.

Amanda Regiane Bucci

Referências:
¹ O presente artigo de opinião foi fortemente suportado na comunicação intitulada “O Turista e o Viajante: contributos para a conceptualização do Turismo Alternativo e Responsável”, de Brígida Rocha Brito, apresentada no IV Congresso Português de Sociologia, que pode ser lido na íntegra em: 
http://www.aps.pt/cms/docs_prv/docs/DPR462dea1a49422_1.PDF.

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2016/2017)

Sem comentários: