terça-feira, março 14, 2017

Step by Step

Perante uma população cada vez mais envelhecida, o turismo sénior tem ganho espaço no panorama turístico internacional. Esta emergente forma de turismo é cada vez mais vista como uma oportunidade para as regiões, quer pelo seu impacto económico quer pelo facto de se realizar durante todo o ano e não apenas nas épocas altas.
A melhoria das condições de vida e o acesso a cuidados de saúde nos países desenvolvidos fez com que a geração grey tivesse mais condições para viajar. 
Integrando o turismo sénior, constam a geração tradicionalista e a baby-boomer. Com contextos, necessidades e exigências bem diferentes, o mercado terá um grande trabalho de adaptação. Os primeiros têm, geralmente, grandes problemas de acesso a plataformas digitais. Os segundos, por norma, já têm noções de utilização das plataformas. À partida, percebemos que a forma como o marketing chega aos nossos turistas será diferente. Além disso, o contexto económico-social onde se desenvolveram foi acentuadamente diferente, o que poderá alterar o perfil do turista, assim como o que procuram.
Torna-se interessante, assim, perceber quais os motivos que influenciam a decisão de escolha do destino. Gnoth (1997), descreve motivação turística como a resposta a um desejo enquanto sinal emocional, tornando-se, depois, necessidade e facilitando o surgimento de fatores específicos que motivam os comportamentos. Estes fatores são incentivados pelas necessidades pessoais dos turistas assim como pelo seu sistema de valores. Esta descrição abre caminho para análises de mercado, segmentação e adaptação, numa sociedade que ainda não está consciencializada das necessidades deste mundo em mudança. Através destes métodos, as cidades estarão adaptadas para receber este público específico, cada vez maior e mais exigente.
A  Organização Mundial do Turismo (2013) afirmou que o turismo se tornou um dos principais players no comércio global, refletindo-se numa maior diversidade de ofertas e na competição entre destinos. O mercado sénior, em constante crescimento, é um dos segmentos turísticos mais atrativos. Apesar do seu crescimento, quer no número de turistas quer no rendimento gerado, a atenção dedicada a este mercado é ainda insuficiente numa Europa onde a população sénior é representativa. Impera a necessidade de percebermos as motivações e comportamentos desta geração, contribuindo para a definição de novas e adaptadas ofertas de turismo, garantindo que – mesmo numa vertente de responsabilidade social – os decisores políticos estão envolvidos e garantem a qualidade de vida dos nossos seniores.
Surgem os primeiros projetos piloto em Portugal, como hotéis sénior – com a oferta de planos de turismo rural completos -, planos atrativos no mercado da saúde e bem-estar ou até alternativas no âmbito de sol e praia, e turismo rural e cultural. Carece uma plataforma nacional com alternativas generalizadas, onde e através de um fácil acesso – não esquecendo que o marketing está a mudar mas as plataformas digitais não são acessíveis a todos os que querem viver aventuras turísticas – se possam encontrar planos atrativos, acessíveis e adaptados.
Numa sociedade em constante mudança e perante uma área com tanto impacto económico e social como o turismo, torna-se imprescindível o foco nestas gerações e a evolução que tornará os vários locais acessíveis a todos, quer dizer, Step by step, acessíveis para todos.

Helena Alves

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, lecionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano letivo 2016/2017) 

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