domingo, março 12, 2017

Ecoturismo – melhor para o planeta e para a humanidade

O turismo é um dos principais encorajamentos à criação de postos de trabalho, estando ligado à estimulação do desenvolvimento. As dinâmicas do turismo são um dos motivadores do progresso socioeconómico, e este é um dos fatores económicos que mais cresce mundialmente.
Países em Desenvolvimento têm investido no desenvolvimento do turismo, esperando atingir estabilidade através de promoção de trabalhos, geração de rendimento, diversificação da economia, proteção do ambiente e promoção de valores. No entanto, o turismo nem sempre é benéfico. Pode tornar-se prejudicial se não for desenvolvido corretamente. O turismo natural é um dos segmentos com maior crescimento, mas aumentar o turismo em áreas naturais sem uma gestão apropriada pode gerar ameaças ao ecossistema e às culturais locais.
Assim, como resposta ao declínio ambiental e às condições económicas do Terceiro Mundo, o ecoturismo é desenvolvido. Este tem um baixo impacto no ambiente, contribui para a economia local, promove o intercâmbio cultural e induz a educação ambiental. Desde de que foi criada esta forma de turismo sustentável, governos dos Países em Desenvolvimento têm vindo a encorajar o ecoturismo como forma de atrair investimentos estrangeiros.
Com o turismo sustentável, as áreas naturais são preservadas, podendo haver aproveitamento da beleza natural sem a necessidade da intervenção humana. Ecolodging e Agroturismo são dois tipos de estratégia para esta forma de turismo. Sendo que a primeira refere-se à construção de acomodação com consciência ambiental: hotéis e pousadas que foram construídos com materiais alternativos ou sustentáveis em locais remotos. Já Agroturismo refere-se a um tipo de ecoturismo que usa quintas rurais como atração, quer seja para proteger comunidades agrárias ameaças ou para demonstrar métodos de agricultura sustentável.
O ecoturismo traz vários benefícios, não só para o ambiente como também para a população local. Os projetos do turismo sustentável são planeados e geridos a nível local, estando os membros da comunidade envolvidos no processo. Há também a criação de postos de trabalho, diminuindo a deslocação da população para as cidades.
O ecoturismo melhora as condições de vida da população, devido à implementação de clínicas, fontes de água potável, novas estradas e eletricidade; sendo que o ecoturismo cria uma solução de longo prazo contra a pobreza. As populações tornam-se autónomas uma vez que qualquer membro pode participar, trabalhando como guia, vendendo produtos artesanais, disponibilizando acomodação e comida.
De acordo com um estudo feito pela UNEP, florestas tropicais são uma das atrações principais para os turistas, onde realizam atividades como observar a vida selvagem, hiking, acampar, entre outas (CREST, 2016). A população preocupa-se cada vez mais com a perda de biodiversidade e a proteção de reservas naturais, havendo, ainda, um maior interesse pela exploração de heranças naturais e excursões ecológicas (CREST, 2016).
Hoje em dia, o ecoturismo ganha cada vez mais popularidade, sendo que muitos negócios têm vindo a tornar-se mais verdes para atrair turistas. Isto porque, no final, não interessa o tipo de atividade que se prefere. É possível ajudar comunidades locais e consequentemente o planeta e a sua vida selvagem com apenas pequenas mudanças de comportamento. 

Ana Martins

Bibliografia
CREST (.2016) The Case for Responsible Travel: Trends & Statistics 2016, CREST,  
http://www.responsibletravel.org/whatWeDo/The_Case_for_Responsible_Travel_2016_Final.pdf [11/03/2017].

(Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia do Turismo”, de opção, leccionada a alunos de vários cursos de mestrado da EEG, a funcionar no 2º semestre do ano lectivo 2016/2017)

Sem comentários: