terça-feira, janeiro 14, 2014

"Desigualdades Socioterritoriais e Comportamentos em Saúde"

«
Livro Desigualdades Socioterritoriais e Comportamentos em Saúde  de Paula Remoaldo (CICS/UM), e Helena Nogueira (CIAS/UC)
“Desde há muito que os geógrafos puseram em evidência que, nas práticas de saúde, às circunstâncias fisiológicas da doença se sobrepõe um largo espectro de atributos de carácter geográfico, socioeconómico e cultural. A igualdade absoluta de acesso aos cuidados de saúde é inatingível, desde logo porque os equipamentos e serviços de saúde posicionam-se em pontos discretos do território. Da mesma forma, a atividade profissional, o fator rendimento e o nível de escolaridade são determinantes que emergem de forma diferenciada e diferenciadora no acesso aos cuidados de saúde.
É pois neste quadro conceptual e contextual que ganhou forma e justificação o presente livro, coordenado pelas geógrafas Paula Remoaldo e Helena Nogueira. Um livro construído na interdisciplinaridade científica e na mobilização de investigadores de Portugal, Espanha e Brasil, que busca e aprofunda o relacionamento dos comportamentos em saúde com as diferenciações das matrizes socioterritoriais.” (José Manuel Simões – Professor Catedrático do Instituto de Geografia e Ordenamento do Território da Universidade de Lisboa).
Pauia Remoaldo, natural do Porto, é Professora Associada do Departamento de Geografia da Universidade do Minho, Diretora do Núcleo de Investigação em Geografia e Planeamento e Coordenadora da Linha de Investigação “Organizações, Território e Desenvolvimento” do Centro de Investigação em Ciências Sociais da mesma Universidade. Doutorou-se em 1999 em Geografia Humana e foi de 2000 a 2004 e de 2006 a 2007 Diretora do Departamento de Geografia e Diretora do Curso de Geografia e Planeamento da Universidade do Minho. Também integrou a Direcção do Mestrado em Património e Turismo da mesma Universidade. Detém 23 anos de experiência na análise demográfica, social, cultural e em saúde do noroeste português.
Realiza investigação na área de Geografia da Saúde e do Turismo Cultural e é representante portuguesa da Rede Ibero-Americana de Mercadotecnia en Salud que agrega 17 países. Tem cerca de setenta artigos publicados em revistas portuguesas e estrangeiras. Publicou, até ao momento, onze livros e participou na redacção de 22 capítulos de livros e em 24 projetos de investigação, nacionais e internacionais.
Helena Nogueira é Professora Auxiliar do Departamento de Geografia da Universidade de Coimbra e membro do Centro de Investigação em Antropologia e Saúde (CIAS, Universidade de Coimbra). Doutorou-se em 2007 em Geografia: em 2006 recebeu o prémio Bial de Medicina Clínica (em coautoria) e em 2008, o Prémio de Reconhecimento Científico “Saúde e Qualidade de Vida em Meio Urbano”, atribuído pela Rede Portuguesa de Cidades Saudáveis.
Realiza investigação na área da Geografia da Saúde e do Planeamento Urbano Saudável, sobretudo nos temas das determinantes sociais da saúde, variações e iniquidades em saúde, territórios urbanos saudáveis e ambientes obesogénicos. Tem vários trabalhos publicados em livro e como capítulos de livro, nacionais e internacionais e cerca de setenta artigos em revistas portuguesas e estrangeiras.
Índice
Prefácio                                
Parte 1.
Introdução:
1.Variações e desigualdades socioterritoriais em saúde
Helena Nogueira e Paula Remoaldo    
Parte 2
Educação, Promoção e comportamentos em Saúde
2. Promoção da Saúde a partir de contextos territoriais
Samuel Lima
3. Educação para a Saúde versus Promoção da Saúde: mudança concetual inocente?
Clara Oliveira
4. Educação para a saúde como estratégia de promoção de saúde na gravidez: Um estudo qualitativo
Maria de Fátima Martins
5. Ambiente, comportamentos e obesidade na população portuguesa
Helena Nogueira e Ana Cláudia Lourenço
Parte 3
Vulnerabilidade, Desigualdades e Riscos em Saúde 
6.  Subestações de energia elétrica, radiação eletromagnética e os efeitos na saúde humana – estudo de caso do município de Guimarães
Juliana Alves, Paula Remoaldo e Helena Nogueira
7. Os riscos para a saúde humana causados pelo frio nos climas mediterrânicos – o exemplo da área portuense.
Ana Monteiro, Luís Fonseca, Sara Velho, Mário Almeida
8. Construcción, desenvolvimento e crise nos sistemas de saúde de Galicia e Portugal. O desmantelamento de modelos públicos consolidados
Jésus González Pérez
9. A (in)equidade no acesso aos serviços de saúde: uma abordagem à exclusão social no município de Braga
Vítor Ribeiro

Ficha Técnica:
Organização: Paula Remoaldo e Helena Nogueira
Edição/reimpressão: 2012
Páginas: 249
Editor: Edições Colibri
ISBN: 9789896892814»

Sem comentários: