sexta-feira, novembro 08, 2013

A aposta turística na Euro região Galiza-Norte de Portugal

A Euro região Galiza-Norte de Portugal foca-se num plano estratégico em que as prioridades se baseiam numa estratégia com cinco pilares essenciais: impulso dos sistemas básicos de transporte e acessibilidade; cooperação no âmbito do mar; competitividade das pequenas e médias empresas; protecção ambiental e desenvolvimento urbano sustentável; e, por último, fomento da cooperação, integração social e institucional. 
O turismo enquadra-se em todos os pontos estratégicos acima mencionados, pois é sem dúvida o mais relevante e promissor motor da economia da Euro região. O Turismo é, antes de mais, uma actividade de cariz económico com forte impacto no desenvolvimento sustentado e sustentável das regiões por usar os recursos endógenos aí disponíveis. Num mercado globalizado e competitivo, distinguem-se os que efectivamente potenciam e maximizam as suas vantagens competitivas.
É neste enquadramento que é criado o Plano Estratégico de Turismo da Galiza-Norte de Portugal, para que o desenvolvimento turístico destas duas regiões cresça valorizando os recursos distintivos que possuí.
A Euroregião é estrategicamente competitiva pois é um dos poucos territórios europeus a integrar quatro cidades (Santiago de Compostela, Lugo, Guimaraes e Porto) e a margem de um rio (Região Vinhateira do Alto Douro) classificados pela UNESCO como Património Mundial da Humanidade.
A crescente procura turística na região, conjugada com as características naturais e os projectos infra-estruturais e de cooperação empresarial existentes, permite identificar as seguintes oportunidades do sector: turismo da natureza; turismo cultural; turismo gastronómico e vinícola; e turismo de Saúde e Bem-Estar.
A adequação da oferta turística regional ao perfil dos turistas (actuais e potenciais), a qualificação de cada um desses produtos, assim como os produtos estratégicos (que assentam em recursos endógenos próprios do Norte de Portugal e da Galiza) configuram, em si mesmos, a principal motivação de visita à região, devendo responder a perfis de turistas com necessidades distintas entre si. A convergência de dinâmicas e as vantagens da cooperação entre o Norte de Portugal e a Galiza surgem, com especial importância, com a implementação desta estratégica, pois a  proximidade geográfica, histórica e cultural reflecte-se na existência de produtos turísticos que, sendo comuns e complementares, permitem “construir” uma oferta turística Euro-regional.
O sector turístico, pelas suas características, é um sector chave para promover o crescimento inteligente, sustentável e integrador que pretende impulsionar a Estratégia Europa 2020. Um dos objetivos da conferência internacional do turismo decorrida em julho de 2013 foi analisar o “Impacto da Estratégia Europa 2020 para o Turismo”, reconhecendo que a própria estratégia tem um papel principal para este sector, onde se define o reforço da competitividade do sector turístico europeu como uma atuação prioritária. Para além disto, é uma das atividades europeias com maior potencial de crescimento, assim como um fator chave para favorecer a coesão territorial, a integração económica e social de zonas rurais, regiões costeiras periféricas ou regiões menos prósperas.
No entanto, o setor enfrenta grandes desafios, que requerem respostas concretas e esforços de adaptação importantes, como a crescente competição mundial de países emergentes ou em desenvolvimento, a evolução demográfica e o envelhecimento, onde o turismo acessível se postula como um complemento à oferta atual indispensável, a proteção meio-ambiental e a sustentabilidade, ou a evolução das tecnologias de informação e o seu impacto no turismo. Para isso, durante a Conferência Internacional de Turismo, analisaram-se novas estratégias para o desenvolvimento do setor na Euro região, mediante uma planificação que fomente produtos turísticos conjuntos baseados nos principais fatores endógenos do território.
Assim, a cooperação transfronteiriça entre a Galiza e o Norte de Portugal tem tudo para ser potenciadora de oportunidades de desenvolvimento turístico, quer através da criação de economias de escala (especialmente ao nível das actividades de promoção e divulgação), quer através da maximização dos fluxos turísticos intra-euro-regionais, do aumento da taxa média de permanência e do gasto médio por turista, quer, ainda, do aproveitamento das iniciativas comunitárias no âmbito do turismo.
Importa ainda salientar que a Euro Região Galiza-Norte de Portugal passou por uma evolução notável do turismo, sobretudo de carácter internacional. O planeamento para o desenvolvimento de produtos turísticos conjuntos tendo muito presentes as principais vias de cooperação, os recursos autóctones existentes, o fomento da promoção turística e a internacionalização, desenharão o futuro próximo e contribuirão para um crescimento sustentável, inteligente e inclusivo na Euro Região.
É com base neste perspectivação positiva que as medidas da conferência internacional do turismo, mencionadas acima neste relatório, estão integradas no Plano Estratégico de Turismo da Euro Região Galiza - Norte de Portugal, atualmente em desenvolvimento. O desafio é esquecer as linhas da fronteira que nos separam para nos afirmarmos, turisticamente, como um único destino. Unindo duas regiões.

Flávia Alexandra da Silva Carvalho

(texto de opinião produzido no âmbito da uc. Bases Estruturais da Euro-região Galiza-Norte de Portugal, do Mestrado em Politicas Comunitárias e Cooperação Territorial da EEG e do ICS/UMinho)

Sem comentários: