terça-feira, abril 02, 2013

Os Ovos-Moles de Aveiro

O cariz gastronómico de uma região/cidade afigura-se como fundamental no que confere à sua apresentação e representatividade. Cada vez mais os aspectos intrínsecos de uma região são a sua identidade. Neste seguimento, pretende-se apreender de que forma os Ovos-Moles de Aveiro são fundamentais para a cidade, no que diz respeito à sua identidade, bem como a representatividade em termos económicos, porque tudo hoje é economia.
Nos tempos que correm, os aspectos de cariz financeiro são essenciais para a implementação de algum produto (ovos-moles) no mercado, ou seja, a aposta neste produto tem que ser necessariamente rentável financeiramente.
Os Ovos-Moles são um doce tradicional e regional da cidade de Aveiro. O seu modo de confecção remonta ao século XVI, no Convento de Jesus. Numa fase inicial serviu como forma de conservação das gemas, neste sentido a receita foi passando de geração em geração até aos dias de hoje. A sua preparação apresenta algumas particularidades, nomeadamente o facto de serem cozidos lentamente e a baixa temperatura, o que permite a conservação das propriedades das gemas. Tendo a cidade de Aveiro e os concelhos limítrofes uma estreita relação com o mar, é de referir que o armazenamento/apresentação dos Ovos-Moles têm na sua génese a alusão ao mar como tacinhas de cerâmica e ainda envolvidas em hóstia moldada com as mais diversas formas como as ameijoas, conchas e búzios, entre outros.
Os Ovos-Moles de Aveiro foram o primeiro doce tradicional português a ser certificado e o primeiro doce conventual a alcançar o mesmo estatuto na União Europeia. Por outro lado, estes têm enfrentado algumas dificuldades de concorrência por parte de outros doces de pastelaria. A par da concorrência, enfrentam o problema da falsificação dos Ovos-Moles, que de algum modo se traduz numa concorrência desleal e, por outro lado, contribui para a redução da qualidade do produto, uma vez que na maioria das vezes o consumidor não sabe que está a consumir um produto “falsificado”.
 De forma a garantir a sua qualidade, os produtores criaram a APOMA – Associação de Produtores de Ovos Moles de Aveiro, impondo o cumprimento de determinadas condições no processo de fabrico, descritas no Caderno de Especificações dos Ovos-Moles de Aveiro, para que se possam distinguir os verdadeiros Ovos-Moles das meras falsificações. O facto de existir uma entidade que protege a denominação de origem dos Ovos-Moles tem inerente a si a contribuição para a potencialização de uma economia a nível regional, dinamizando deste modo um conjunto de actividades paralelas e complementares que muito se adivinham essenciais para as melhorias da qualidade de vida da região em geral.
Apesar das dificuldades deste sector, é essencial a aposta em acções de promoção e desenvolvimento da indústria dos Ovos-Moles. Um aspecto interessante e que ainda não foi aproveitado pela indústria dos Ovos-Moles, prende-se essencialmente com o não aproveitamento da clara de ovo, sendo esta uma importante fonte de proteína. Esta é muito utilizada em tratamentos medicinais para a reposição de células em queimaduras e hemorragias graves, e ainda na recuperação após uma cirurgia plástica. Este aspecto poderia ser uma mais-valia para este tipo de indústria dando uma outra dimensão ao sector, o que por sua vez se iria reflectir em novas oportunidades para a região.
 Num período de crise económica, é essencial a aposta em sectores diversificados da economia que por si gerem agentes financeiros e que contribuem para contrariar esta situação, dando um novo fôlego à região, e em última instância um contributo para o melhoramento da economia do país. Por mais pequenos que sejam os contributos desta região a nível nacional, estes serão sempre cruciais para atenuar esta tendência que teima em permanecer. Apesar dos Ovos-Moles serem um doce conventual com séculos de história, a verdade é que a cidade de Aveiro, nomeadamente as suas gentes, sempre souberam perpetuar esta maravilha regional e com isto obter o melhor dos dois ou três lados, reconhecimento, identidade, e ganhos económicos, nunca esquecendo a ligação ao mar, que na sua essência sempre foi o verdadeiro sustento da maioria das famílias da região, nomeadamente Aveiro e a sua forte relação com a Ria de Aveiro. Uma economia diversificada e dinamizadora será sempre uma mais-valia.

Ana Pereira
  
Bibliografia
Documentos
_Os Ovos-Moles de Aveiro;
_Naia, Patrícia “APOMA - Associação de Produtores de Ovos-Moles de Aveiro”;
_ Scheid, Florian “Resumo em Português do trabalho de mestrado de Florian Scheid sobre produtos tradicionais de qualidade na Beira Litoral, apresentado na Universidade de Insbruque, Áustria” Abril de 2011.

Sítio da Internet

(artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular "Economia e Política Regional" do Mestrado em Geografia, do ICS/UMinho)

Sem comentários: