domingo, outubro 28, 2012

CEC2012: expectativas mantidas pelos residentes em relação ao evento, antes deste arrancar

«Numa altura em que ainda não havia programação conhecida do público, havia quem preferisse esperar mais algum tempo até o evento começar para formar uma opinião a esse respeito. A narrativa do nosso entrevistado mostra-nos a sua posição:
“Não tenho expectativas. Prognósticos só no final do jogo (…). Do que nós vamos fazer, acreditamos que vamos fazer o melhor (…)” (Director de Maus Hábitos).
Numa outra linha de pensamento, as expectativas também se revelavam pouco optimistas. O efeito mais imediatista do evento era realçado mas, a longo prazo, era assumido constituir uma incógnita. A narrativa que se segue dá-nos conta disso:
“Eu vejo estes eventos um bocadinho como uma ´bola de neve`, isto é, (…) basta as coisas começarem a acontecer que as coisas vão-se desenvolvendo naturalmente, e vão, se calhar, aparecendo outros produtos (…). Portanto, as expectativas (…) não são muito positivas (…) Mas, penso que não vão ser tão más quanto isso porque desde que se faça um bocado de festa (…) as coisas cumprem o seu objectivo imediato. Se cumprem os objectivos futuros isso depois já é outra questão” (Membro da Conferência Permanente de Cidadãos).
Cruzando as diversas opiniões, as declarações recolhidas dão-nos conta de preocupação com o que irá acontecer após a CEC, ou seja, quando o financiamento público começar a baixar ou cessar, e sobre quem irá financiar e manter as infra-estruturas que ficarão do evento. A narrativa que se segue expressa estas preocupações:
“Tenho fracas expectativas. Oxalá me engane. Eu acho que o ano de 2012 vai ser inundado de eventos (…). Mas quando a torneira da CEC fechar, Guimarães vai ficar na mesma e provavelmente pior porque ainda não falamos das infra-estruturas mas vamos falar (…) as instituições vão ter que viver com os seus próprios recursos (…)” (Presidente da Associação de Socorros Mútuos Artística Vimaranense).»

Mécia Mota
Paula Cristina Remoaldo
J. Cadima Ribeiro

(excerto de comunicação, intitulada AS PERCEPÇÕES DAS ASSOCIAÇÕES LOCAIS DO MEGA-EVENTO ´GUIMARÃES CAPITAL EUROPEIA DA CULTURA 2012`, apresentada na 6ª feira pp., em Santiago de Compostela, no XIII Colóquio Ibérico de Geografia

Sem comentários: