terça-feira, março 13, 2012

Estratégia de marketing de uma cidade ou de um concelho

«João Paulo Silva, Diário de Leiria, jpsilva@diarioleiria.pt (2012/03/12)
Estou a contactá-lo do Diário de Leiria. Vimos a notícia na Lusa sobre a sua investigação e vamos publicar um artigo, dando especial enfoque ao caso de Leiria. 
 Já agora solicitamos um breve comentário seu, se tal lhe for possível: o que pode representar para um distrito como Leiria o facto de a sua capital - o concelho de Leiria - não ser capital de nada (ao invés da vizinha Marinha Grande, de Caldas da Rainha ou mesmo Alvaiázere)? Isto representa uma ameça? Significa que é um concelho pouco competitivo?» 

«R: O texto sobre a problemática que versa não é da minha autoria mas da de um aluno de mestrado que tive no 1º semestre lectivo. Esse texto foi divulgado no blogue que uso como fórum para apoio à disciplina e, daí, chegou ao conhecimento público, nomeadamente de alguém da LUSA. 
A adopção de uma designação de capital de isto ou daquilo é um elemento da estratégia de marketing de uma cidade ou de um concelho. Outras cidades ou concelhos podem adoptar outras estratégias promocionais. 
No caso de Leiria, não conheço o que fazem neste âmbito. Porventura, não farão nada, o que será pena. 
As estratégias deste tipo constroem-se a partir de pontos fortes que as cidades ou municípios entendem ter. Leiria também terá algo que a distinga, e que possa ter valia como atractivo turístico-cultural, isto, aparte o Castelo, digamos assim. Porventura, o festival gótico que ultimamente se passou a organizar, anualmente, no Castelo, poderá ser o tal elemento distintivo e promocional que a cidade poderá usar. Estou a especular em relação à matéria.» 

 J. Cadima Ribeiro

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