segunda-feira, janeiro 02, 2012

Região Autónoma da Madeira – O Turismo Rural, Ambiental, Cultural e Gastronómico

            A Madeira é um arquipélago português dotado de autonomia política e administrativa através do Estatuto Político Administrativo da Região Autónoma da Madeira, previsto na Constituição da Republica Portuguesa. A Madeira faz parte integral da União Europeia com o estatuto de região ultraperiférica do território da União.
           A Região Autónoma da Madeira é a segunda região mais rica de Portugal, com um PIB per capita de 103% (acima da média Europeia). É um arquipélago bastante turístico durante todo o ano, devido ao seu clima com temperaturas amenas tanto no Inverno como no Verão.
A oferta turística da Região Autónoma da Madeira é muito vasta, dada a sua riqueza em termos rurais, ambientais, culturais e gastronómicos, o que atrai pessoas de todo o mundo.
           Em termos do Turismo num Espaço Rural, este é representado pela Madeira – Rural e é dinamizado pela Associação de Turismo em Espaço Rural da Região Autónoma da Madeira. Tem aproximadamente 45 Associados e oferece aos seus  clientes vários tipos de alojamentos rurais (Casas de Campo, Apartamentos Turísticos, Moradias Turísticas, Albergarias, Estalagens, Unidades de Agro-turismo, Hotéis Rurais, Turismo de Habitação, Pensões e Turismo rural). Estes alojamentos abrangem todos os onze concelhos do Arquipélago da Madeira, tal como a grande parte das cinquenta e duas freguesias. Portanto, qualquer que seja o plano de viagem turística terá sempre á disposição um alojamento turístico num espaço rural ou alojamento rural.
Em termos culturais, o Arquipélago da Madeira demonstra uma vasta herança que remonta à época dos Descobrimentos e que pode ser visível em museus, igrejas, palácios, solares, e até nos hábitos, costumes, no folclore e ainda nas diversas manifestações artísticas dos madeirenses. Assim, do património cultural merecem uma visita o Palácio de São Lourenço, a Fortaleza do Pico, a Sé Catedral, Igreja do Colégio dos Jesuítas ou Igreja de São Evangelista, o Convento da santa Clara, o Forte de são Tiago e o Mercado Municipal dos Lavradores. Muitos dos edifícios regionais estão classificados como Monumento Nacional ou Imóvel de Interesse Público.
          Os trabalhos do Bordado Madeira, dos vimes, a história do vinho da Madeira; as conhecidas festa de Carnaval, Festa da Flor, Festas de Fim de Ano, entre outras, são também um atractivo para os turistas.
A gastronomia é também um dos factores atractivos do Arquipélago da Madeira, sendo a sua simplicidade o retrato da alma de um povo simples mas generoso. Os menus gastronómicos vão da cozinha regional, até à cozinha internacional, passando ainda pelo gourmet. A proximidade com o mar leva a que a maioria dos restaurantes tenha disponíveis pratos de diversas espécies de peixe. Ainda, a chamada “Espetada” de carne de vaca, o cus - cus de fabrico caseiro, a sopa de trigo, o pão caseiro amassado com batata-doce, a carne de Vinha d´Alho, o tradicional “Bolo-de-Mel”, queijadas Madeirenses, frutos secos e mel de cana-de-açúcar e frutos tropicais são também pratos, acompanhamentos, doces e especiarias irrecusáveis.
Em relação às bebidas, destacam-se os sumos de fruta naturais, o “ponche” madeirense, e o Vinho Madeira. Este último é uma escolha histórica, e tem mais de trinta castas, sendo as mais nobres o Sercial, Boal, Verdelho e Malvasia.
Por fim, o arquipélago Madeirense é privilegiado em termos geográficos e climáticos. Caracterizado pela sua orografia montanhosa, pela sua amenidade climática, pela vasta, variada e luxuosa vegetação tanto tropical como mediterrânea, o arquipélago da Madeira torna-se, também, um dos maiores atractivos turísticos. A Madeira é, assim, conhecida pelas harmoniosas formas e contrastantes de cores das inúmeras plantas, oriundas de quase todos os continentes e que aqui se encontram bem adaptadas como no seu habitat natural.
            Assim, dada a beleza, a gastronomia, a vertente rural e cultural que caracteriza, de forma inigualável, este arquipélago leva a que seja um dos mais procurados destinos turísticos portugueses. Curiosamente, é conhecido mundialmente como a “Pérola do Atlântico”.

Patrícia Manuela Silva Barbosa


[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Regional” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]

Sem comentários: