sexta-feira, janeiro 13, 2012

Plano de Desenvolvimento Turístico do Vale do Douro 2007-2013

Douro é uma sub-região do norte interior de Portugal constituído pelos distritos de Bragança, Vila Real, Viseu e Guarda. Com uma área de 4112 km2 e com uma população de 208 101 habitantes, esta região tem vindo a decrescer na população e apresenta-se cada vez mais envelhecida e com baixo nível de educacional ao longo dos anos. Para além disso as acessibilidades não são as melhores e a capacidade de alojamento de hóspedes é insuficiente.
Mas o turismo na sub-região tem vindo a crescer nomeadamente através do Rio Douro com a organização de cruzeiros pelo rio e do Vinho do Porto, que é um dos grandes produtos portugueses e um dos mais exportados. Para além destes dois produtos turísticos prioritários da região e os mais conhecidos também existe um a nível de história e cultura que envolve o Património da Humanidade (Alto Douro Vinhateiro e Arte Rupestre do Vale do Côa) e o património natural e paisagístico como o Parque Natural do Douro Internacional e o Parque do Alvão.
No âmbito da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte foi criado o Plano de Desenvolvimento Turístico do Vale do Douro (PDTVD) 2007-2013. Este plano tem como objectivo reforçar as medidas de apoio directo a projectos com claro impacto na valorização turística da área, mais concretamente nos concelhos de Alijó, Armamar, Baião, Carrazeda de Ansiães, Freixo de Espada à Cinta, Lamego, Mesão Frio, Miranda do Douro, Mogadouro, Moimenta da Beira, Murça, Penedono, Peso da Régua, Resende, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, São João da Pesqueira, Sernancelhe, Tabuaço, Tarouca, Torre de Moncorvo, Vila Flor, Vila Nova de Foz Côa e Vila Real, mas também atrair investimento português e estrangeiro de qualidade para o desenvolvimento turístico daquela região. O Douro foi reconhecido politicamente e institucionalmente como um Pólo turístico prioritário no Plano Estratégico Nacional de Turismo devido às suas grandes potencialidades e para alcançar a excelência é introduzido este plano como meio de dinamizar e haver um desenvolvimento sustentável para potencializar esta região não só a nível turístico mas também com oportunidades de emprego.
Foram definidos 5 eixos prioritários de intervenção:
- Qualificação e infra-estruturação complementar das Redes e Sistemas de suporte à actividade turística no Vale do Douro – tem como medidas desenvolvimento de turismo fluvial e de tecnologias de informação e comunicação, entre outras
- Apoio à iniciativa empresarial para a qualificação e dinamização da oferta turística – está relacionado com os problemas de alojamento e do desenvolvimento do termalismo e animação ou até mesmo de turismo rural e de habitação como meio de atrair novos turistas
- Qualificação dos Recursos Humanos, Inovação e Conhecimento
- Marketing, Promoção e Animação do Destino Turístico Douro
- Reforço da capacidade institucional e cooperação
Apesar dos esforços e de verificar-se uma maior promoção da zona e de actividades para Turismo, de acordo com o INE, entre 2007-2010 o número de estabelecimentos da sub-região estagnou mas tem-se verificado um aumento, embora não muito acentuado, de número de hóspedes, de dormidas nos estabelecimentos hoteleiros e de proporção de hóspedes estrangeiros. O aumento destes dois primeiros pode-se ter verificado pelas dificuldades que se têm vindo a verificar devido à crise económica e financeira pela preferência dos portugueses de ficarem em Portugal em vez de irem para o estrangeiro.
Existindo apenas dados até 2010, não se tem a certeza se esta tendência destes últimos anos tem continuado ou se com a agravação da crise se a situação reverteu-se. De qualquer das formas verificou-se que algumas metas da segunda fase do PDTVD têm sido cumpridas mas com a situação actual não se sabe se poderá ser cumprido até ao fim.

Diana Vilaça

[Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Regional” do 3ºano do curso de Economia da EEG/UMinho]

Sem comentários: