domingo, janeiro 29, 2012

Mudanças e importância do UEFA EURO 2012 ™ para Varsóvia e seus arredores

As duas palavras "A Polónia e a Ucrânia", faladas por Michel Platini a 18 de abril de 2007, foram aprovadas pelos polacos com grande entusiasmo. Sedes da final do UEFA EURO 2012 ™, é para estes países uma grande honra e é também uma oportunidade para a promoção do desporto e para recolher benefícios financeiros para os todos os polacos e ucranianos, e acima de tudo para as cidades-sede. A apresentação oficial do logotipo do Campeonato Europeu de 2012 foi realizada na praça Mikhailovsky, a 14 de Dezembro de 2009, e em Kiev. O logotipo refere-se aos organizadores e à cultura de ambos os países, os polacos e ucranianos. O elemento central desta composição é a bola. A partir desta, cresce, do lado ocidental, flores brancas e vermelhas, uma cor que simboliza a Polónia, e do lado direito, flores em azul e amarelo, com as cores da Ucrânia.
O Campeonato Europeu de futebol em 2012 será realizado em oito estádios. Estes são: o Estádio Nacional de Varsóvia, em Gdansk; PGE Arena Estádio Municipal de Poznan; Wroclaw Municipal Stadium; Estádio Olímpico de Kiev; Donbass Arena, em Donetsk; Metalist Kharkiv; e Lviv Arena. Além dos oito cidades anfitriãs, o Euro 2012 contará com a presença de outras localidades como centros de acolhimento do Euro 2012, onde se vão treinar para as equipas de futebol nacionais. Em 2011, as várias representações, em cooperação com a UEFA, escolheram os centros de residência definitiva. Na Polónia, vão estar 13 equipas, e 3 equipas na Ucrânia. Entre estas cidades, na região de Mazovia,  estão: Legionowo, Varsóvia, Józefów, Warka e Pulawy. Nos últimos meses, foram visitadas por muitas delegações de associações nacionais de futebol. Todos os centros de acolhimento têm um padrão de 4 a 5 estrelas. Legionowo preparou para os jogadores um moderno hotel de Wellness & Spa Warszawianka, que oferece não só um centro de conferências, mas também espaços de lazer atraentes, que incluem um centro de bem-estar e spa. Os jogadores podem treinar no estádio municipal. Todo o complexo está situado 37 km da capital. A equipa que decidiu alojar-se em Varsóvia, ficará no elegante hotel Le Meridien Bristol, situado no coração da capital. Para chegar ao Estádio Nacional demora menos de 10 minutos. Holiday Inn é outro hotel que estará esperando uma representação nacional. Este foi o local de alojamento escolhido por Józefów. Este centro não é apenas um centro de bem-estar bem, mas também um centro de grandes negócios, localizado a cerca de 20 km de Varsóvia. Os treinos da equipa que aí fica alojada realizar-se-ão no Estádio Municipal de Sulejówek, cidade situada junto a Varsóvia. Para uma equipa que escolheu ficar em Warka Sielanka Hotel, está seleccionado um centro de formação adjacente. O hotel está localizado a apenas 60 km de Varsóvia. Pulawy preparou o Rei Casimir Hotel, que é um complexo desportivo moderno, localizado perto da floresta. As equipas serão capazes de treinar no Estádio Municipal, em Pulawy. Finalmente, nas proximidades de Mazovia vão ficar as equipas nacionais da Croácia (Warka), da Grécia, que escolheu Jachranka, cidade a 20 km de Varsóvia e centro de conferências comumente conhecido. A Rússia vai viver em Varsóvia, no Le Meridien Bristol, e claro, a equipa nacional polaca também vai ficar em Varsóvia, mas no Hotel Hyatt.                
Em Varsóvia, o Campeonato Europeu tem significancia em termos de longo prazo. A construção de novas instalações desportivas, a expansão de estradas, ferrovias e aeroportos, a ampliação da cadeia de hotéis e instalações de catering serão importantes não só no contexto do torneio. O UEFA EURO 2012 ™ é o primeiro investimento que Varsóvia está esperando há anos e que afecta favoravelmente a vida de Varsóvia. Organizá-lo, significa que a nossa cidade será ainda mais atraente para os investidores e turistas de todo o mundo. Em 2009, começámos o boom da construção na capital dos maiores investimentos ligados ao UEFA EURO 2012. Um dos projetos mais importantes foi a construção de aeroporto Warszawa-Modlin. Este é o primeiro em décadas. É  um novo aeroporto polaco para lidar com os primeiros passageiros e deve estar pronto em junho, pouco antes do início do UEFA EURO 2012 ™. Este investimento no futuro vai trazer muita coisa boa para os habitantes de Mazovia, porque o aeroporto de Fryderyk Chopin, em Varsóvia, está muito lotado.
Varsóvia e áreas próximas são uma das aglomerações urbanas da Polônia. Municípios, como Legionowo Sulejówek estão localizados quase dentro dos limites de Varsóvia. Em termos de infra-estrutura rodoviária, está muito bem ligado a Varsóvia, porque a maioria das pessoas trabalha na capital. Apresentada em 1899 pelo economista Inglês Alfred Marshall, a definição de  "distrito industrial” (aglomeração) explica muito bem porque a cidade de Warsaw vai também beneficiar do UEFA EURO 2012 ™. De acordo com Marshall, os distritos industriais são caracterizadas por um grande movimento de pessoas e bens, e grande comércio de serviços. Um distrito industrial é um aglomerado de vilas e aldeias vizinhas, que constituem um corpo comum através da integração ou complementaridade das diferentes formas de infra-estrutura que possuem e a utilização mútua das potencialidades que esses lugares têm. É possível aumentar a competitividade por causa desse modelo de localização e organização das actividade produtivas. Existem modernos sistemas de infra-estrutura urbana que permitam a articulação de funções e a cooperação urbana. Os benefícios de aglomeração são decorrentes da utilização conjunta de componentes do sistema e melhor utilização dos recursos disponíveis. Em razão disso, o UEFA EURO 2012 ™ trará benefícios não só de Varsóvia mas também a pequenas cidades situadas em torno dela. Para cidades menores, serem centros de acolhimento de equipa nacionais é um desafio enorme e é até possível que venham a beneficiar mais do que Varsóvia da organização do campeonato.

Justyna Garbacz


[Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Desenvolvimento e Competitividade do Território” do curso de Mestrado em  Economia, Mercados e Políticas Públicas (2º ciclo) da EEG/UMinho]

Sem comentários: