sábado, janeiro 07, 2012

Base Aérea das Lajes, ilha Terceira

A Base Aérea das Lajes , oficialmente designada Base Aérea Nº 4 (BA4), é uma infra-estrutura aeronáutica de grandes dimensões, propriedade da Força Aérea Portuguesa e dependente do Comando da Zona Aérea dos Açores, que alberga, para além de militares e meios nacionais, um importante contingente dos Estados Unidos da América. Está instalada na freguesia das Lajes, na parte nordeste da ilha Terceira. É constituída por cerca de 10 km², com pistas de aterragem e áreas de estacionamento. Tem ainda em anexo parte do porto da Praia da Vitória  (Porto Militar), ao qual está ligada por uma estrada militar, assim como instalações de telecomunicações e de armazenamento de combustíveis dispersas pela ilha. A pista e as estruturas de controlo e de apoio da Base são partilhadas com o aeroporto da ilha Terceira. É uma área restrita que só é aberta à população uma vez por ano, podendo apenas ser frequentada por militares, trabalhadores e familiares dos mesmos, acompanhados de uma autorização específica.
Criada em 1941, a par da Segunda Guerra Mundial e da eventual ocupação dos Açores por forças aliadas ou alemãs, a Base encontra-se numa posição geográfica única, vital para a defesa norte-americana, imprescindível para as operações da NATO e para Portugal. Utilizada conjuntamente pela Força Aérea Portuguesa e Norte-americana, constitui um importante ponto de apoio às aeronaves que têm vindo a participar ou a dar auxílio às operações na Europa e no Médio Oriente. Em conflitos bélicos recentes, tais como a 2º Invasão do Iraque, a Base Aérea desempenhou um papel importante, servindo principalmente como local de escala e abastecimento para os aviões que se dirigiam para o médio oriente. No entanto, para além da sua função militar, a Base é responsável pela salvaguarda das águas territoriais dos Açores/ Portugal e constitui também um Centro Coordenador de Busca e Salvamento ao qual estão atribuídos os meios aéreos existentes.
O acordo de cooperação e defesa estabelecido, prevê a troca de contrapartidas entre Portugal e os Estados Unidos, apoio no seio da NATO e projectos comuns, levando a que o Estado Português apreenda a presença norte-americana na ilha Terceira.
Para além de uma importante plataforma logística, a Base constitui um importante foco de desenvolvimento da ilha, fornecendo emprego a uma parte significativa da população e proporcionando o acesso a determinados produtos e serviços de origem norte-americana. A Base das Lajes continua a ser o melhor empregador da Ilha Terceira, não só pela quantidade de postos de trabalho que oferece mas sobretudo pelas qualidades associadas aos mesmos, nomeadamente as elevadas remunerações.  

Xénia Silva


[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Regional” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]

Sem comentários: