segunda-feira, dezembro 12, 2011

Valença renovou-se

Valença do Minho é uma cidade portuguesa situada no Distrito de Viana do Castelo, região Norte e sub-região do Minho-Lima, com pouco mais de 14000(catorze mil) habitantes. O município é limitado a norte e a noroeste pela Galiza, província Espanhola. É também uma Cidade muito recente, tendo sido elevada a essa mesma categoria em 12 de Junho de 2009.

Desde o dia em que Valença se elevou a Cidade o panorama social foi-se alterando. Valença, além de alterar os órgãos camarários, transformou-se numa Cidade apetecível para habitar. A mudança dos supracitados órgãos fez alterar de forma positiva os padrões do consumo, começando assim a promover junto dos valencianos novas iniciativas.

A cidade Valenciana desde cedo se dedicou ao comércio, isto devido à sua proximidade com a Galiza. Esta especialização fez com que os habitantes do dito município se dedicassem inteiramente a um novo dia de trabalho durante todos os 7 dias que existem numa semana. As rotinas foram crescendo e os valencianos pensavam que nada mais havia a fazer do que de dia trabalhar e de noite ficar em casa.

Com a alteração dos órgãos camarários, mais vocacionados para a cultura, Valença ganhou magia. Deixou de apostar em espetáculos de grandes gastos nos quais havia pouca aderência para se apostar em projetos menos dispendiosos utilizando o mesmo orçamento que já existia no passado. Valença passou assim, a ter mais com menos. A reciclagem na cultura dos valencianos promovida pela Câmara Municipal fez ligar mais os valencianos a Valença assim como potenciou um novo e melhor Turismo.

Desde Outubro de 2009, mês em que se procedeu às últimas eleições autárquicas, o Concelho Valenciano já recebeu mais de 50 projetos nas mais variadas áreas da cultura.

Neste momento, Valença é a Cidade Presépio de Portugal. De 28 de Novembro a 12 de Janeiro, existirá nas ruas uma mostra colectiva com mais de 500 presépios. A Quinta do Pai Natal, um Concerto, Fortaleza de Chocolate e Feira de Artesanato, são as atividades que vão dinamizar Valença no próximos tempos e que fazem desta recente Cidade o destino de Natal do Noroeste Peninsular. A iniciativa surgiu da Câmara Municipal deste Concelho e envolve o comércio, as colectividades, as escolas e a população de um modo geral.

Pode-se dizer que os valencianos conseguiram atingir aquilo com que sempre sonharam: uma melhor qualidade de vida.

Fábio Veloso

[Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Regional” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]

Sem comentários: