terça-feira, dezembro 27, 2011

Desenvolvimento Económico de Braga e a Capital Europeia da Juventude

Braga será Capital Europeia da Juventude em 2012. 
 Mais que os eventos que se irão realizar em Braga no próximo ano, a atribuição deste “prémio” vai dar futuro a uma região jovem que tem problemas com empregabilidade. Pode ser oportunidade de dar algum futuro aos jovens. 
 Vários programas de actividades, centradas em temas como a participação activa dos jovens na sociedade, irão ser traduzidos numa aproximação da população mais jovem da restante sociedade. 
Com um nível cada vez mais baixo de jovens empregados a atribuição de Capital Europeia da Juventude irá atribuir muitos postos de emprego principalmente na população mais jovem. 
“Entre as motivações que suportam a proposta, o Município de Braga releva a afirmação e promoção de Braga na euroregião; o estreitamento de relações entre os jovens cidadãos e as instituições europeias; o facto de proporcionar a quem vive fora dos grandes eixos urbanos maior dinâmica social e igualdade de oportunidades, assim melhorando a sua qualidade de vida; e ainda a oportunidade de reforçar o papel da educação não-formal através do associativismo e do voluntariado.” 
Para finalizar irá também existir a criação de programas, que pretendem “oferecer bolsas de estudo a jovens com carências financeiras não contemplados pelo Programa Erasmus. Em troca, o estudante terá de retratar as suas experiências e promover a história local.” 

Rui Leite

[artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Regional” do 3.º ano do curso de Economia (1.º ciclo) da EEG/UMinho]

Sem comentários: