terça-feira, novembro 01, 2011

Guimarães, Capital Europeia da Cultura

Guimarães é uma das mais importantes cidades históricas do país, sendo o seu centro histórico considerado Património Cultural da Humanidade, tornando-a definitivamente um dos maiores centros turísticos da região. As suas ruas e monumentos respiram história e encantam quem a visita.
Com a atribuição de Capital Europeia da Cultura, vai permitir a esta cidade ser um ponto turístico obrigatório tanto para portugueses como estrangeiros. Com um aumento de visitantes, a economia de toda a região de Guimarães vai ser certamente projectada para níveis elevados.
Os investimentos feitos com o fundo disponível, vão permitir a turistas e aos habitantes melhores acessos a qualquer parte da cidade e arredores. Sendo toda a região de Guimarães palco de várias obras históricas, o roteiro turístico estende-se até às freguesias vizinhas do centro da cidade.
Com a chegada dos “visitantes” o comércio vimaranense viverá certamente melhores dias, lojas, cafés e vários estabelecimentos irão sair notoriamente beneficiados com a chegada de mais pessoas. Com o comércio a viver cada vez mais um mau momento, este acontecimento irá projectar a cidade de Guimarães e toda a actividade nela existente.
Como existem vários pontos turísticos em freguesias vizinhas ao centro da cidade, e agora com melhores acessos, a sua economia ira também viver melhores dias com a chegada de mais pessoas.
Hotéis, cafés, lojas e empresas irão certamente beneficiar com esta atribuição e projectar Guimarães para um dos melhores momentos económicos dos últimos tempos.

Rui Leite

[Artigo de opinião produzido no âmbito da unidade curricular “Economia Regional” do 3.º ano do curso de Economia (1.ºciclo) da EEG/UMinho]

Sem comentários: