sexta-feira, outubro 21, 2011

Termas como fonte de desenvolvimento

Caldas das Taipas, uma vila do concelho de Guimarães e do distrito de Braga, é conhecida pelas suas instalações termais que há muitos anos ajudam os seus utentes a combater doenças de diversos tipos (como por exemplo, pele, articulações, ossos e respiratórias) através do recurso a águas terapêuticas. Esta vila tem acesso a este tipo de águas devido ao facto de estar posicionada em cima de rochas magmáticas que, supostamente, enriquecem a água com minerais que, sem estar provado cientificamente, melhoram o bem-estar dos seus utilizadores quando utilizados em tratamentos terapêuticos.
As primeiras instalações remontam ao século XIX e intitulam-se “Banhos Velhos”. Estão localizadas a 100 metros das margens do rio Ave e foram aqui construídas porque, nesta zona, emergem águas pelas diáclases de granito e tiveram a sua principal edificação em 1875 com a construção dos balneários em forma dodecagonal. Mais tarde foi abandonado, e foi-se degradando, ficando em pré-ruína porque em 1908 foi construído um novo edifício para satisfazer, de uma forma, mais inovadora e rápida as necessidades dos utentes, passando as termas a ter uma nova localização, agora com o nome de “Banhos Novos”. Em 1996 foram remodeladas e aumentadas, passando, agora, a oferecer mais serviços para além das termas, ou seja, passando a oferecer fisioterapia e SPA para além das termas.
Em 2006 foi arquitectado um hotel com o objectivo de hospedar os utentes dos “Banhos Novos”, o que aumentou o turismo local, assim como as actividades. Mais tarde, foi erigido um outro hotel nas imediações dos “Banhos Novos” com o objectivo de alojar mais utilizadores das termas, que beneficiaram da competitividade que este novo hotel trouxe, assim como as actividades comerciais locais, que virão com bons olhos o aumento do número de turistas.
As termas são, na sua maioria, frequentadas por idosos que encontram nestes tratamentos forma de aliviar, mas não curar, as dores relacionadas com os ossos e músculos. Mas também há alguma procura por parte de jovens que usam as águas termais para tratarem doenças de pele e respiratórias, tendo melhorias muito significativas após estes tratamentos. Na parte do SPA é, quase na sua totalidade, procurada por jovens adultos que tentam aliviar o stress que acumulam durante a semana de trabalho. A fisioterapia é procurada tanto por jovens, que tentam tratar lesões, como por idosos que tentam, não só, aumentar a sua mobilidade como incentiva ao convívio, por exemplo, nas aulas de hidroginástica.
As termas e o SPA têm o período que, vai do início de Abril até ao final de Outubro, é considerado a época alta desta actividade, muito devido ao facto dos emigrantes portugueses serem grandes utilizadores e aproveitam o período de férias para reabastecerem energias antes de voltarem para mais uma jornada de árduo trabalho. Também os idosos de outras regiões aproveitam esta época para visitarem estas instalações com o objectivo, não só de relaxarem mas também de tratarem certas doenças como está supracitado. Já a parte da fisioterapia tem mais procura nos meses mais frios porque muitos utilizadores são bombeiros que aproveitam, os meses onde os fogos florestais praticamente são inexistentes, para tratar lesões.
Actualmente, a empresa que gere as termas, chamada “Taipas Termal”, está com um projecto ambicioso e está a tentar a maior rentabilidade deste recurso que têm à sua disposição.
Primeiro aumentaram o período no qual as termas estavam abertas ao público, deixando de abrir apenas no período de Abril a Outubro e passando a estar abertos o ano todo, fazendo que as actividades comerciais da zona não tivessem uma discrepância tão grande, da época alta para o resto do ano, em termos de procura.
Em segundo restaurou os “Banho Velhos” e ao invés de serem utilizados para realizar tratamentos são utilizados como sala de espectáculos ao ar livre, onde é possível ver concertos, cinema e palestras durante os dias de Verão. Uma ideia que atraí muito público, principalmente jovens, que nas noites quentes de Verão enriquecem as ruas taipenses.
Em terceiro e último lugar, esta empresa está a tentar provar cientificamente que as águas termais trazem benefícios para a saúde, uma vez que esta prova ainda não existe, para poderem lançar produtos de higiene e cosméticos onde os minerais destas águas “medicinais”serão um composto importantíssimo.
Como podemos observar as termas são um factor quase fundamental na economia da vila de Caldas das Taipas, mas pode ganhar ainda mais importância se este novo projecto avançar, uma vez que aumentará a empregabilidade da região e fará com que o comércio local desenvolva.

José Luís Ferreira

[artigo de opinião produzido no Âmbito da unidade curricular “Economia Regional” do 3º ano do curso de Economia (1º ciclo) da EEG/UMinho]

Sem comentários: