sexta-feira, julho 01, 2011

"O Jardim Cortado ao Meio"

«Caríssimos
Desculpem-me ocupar dois minutos da vossa atenção.
A autarquia de Aveiro tem um projecto polémico que se propõe 'cortar o jardim do bairro histórico do Alboi ao meio para construir uma rua' (no âmbito de um programa mais vasto designado 'Parque da Sustentabilidade'). A iniciativa tem vindo a merecer o repúdio generalizado dos moradores do bairro e de muitos cidadãos. A autarquia não mostra disponibilidade para estudar uma alternativa e os moradores queixam-se que não foram ouvidos (mais informação aqui: http://contraoalboicortadoaomeio.blogs.sapo.pt/).
O músico/compositor e realizador Joaquim Pavão entendeu dar um contributo para a reflexão e está a produzir um documentário que pretende retratar a forma como o projecto está a ser concebido (a primeira parte de auscultação dos moradores pode ser vista aqui: 'Alboi - um Canto de Mundo!' (http://www.youtube.com/watch?v=dX_sEWp1Yh0). Vão seguir-se outros dois documentários que irão ouvir depoimentos de técnicos/especialistas e dos responsáveis (a autarquia já foi convidada a dar o seu testemunho, mas ainda não respondeu).
O assunto mereceu atenção de Fernando Alves na sua crónica de hoje na TSF (Sinais - 'O Jardim Cortado ao Meio'
Se puderem contribuir para divulgar esta causa, os moradores do Alboi agradecem!
Cumprimentos
José Carlos Mota»

(reprodução parcial de mensagem que me caiu entretanto na caixa de correio electrónico, proveniente da entidade identificada)

Sem comentários: