sábado, agosto 07, 2010

O turismo cultural urbano e o seu impacto na população residente: O caso de Guimarães

O turismo é uma actividade económica que, para além dos prestadores e receptores de serviços turísticos, mobiliza a globalidade de um espaço humano e geográfico. A actividade turística só pode criar fortes bases para um desenvolvimento sustentado se contar com a participação e apoio das gentes locais. Em razão disso, qualquer projecto, na área do turismo, como noutras, tem uma mais-valia importante se puder entusiasmar e motivar as gentes locais, que são parte relevante do produto turístico que uma qualquer região pode oferecer.
Guimarães tem realizado um esforço importante na promoção da actividade turística, posicionando-se como um destino de turismo urbano e cultural. Para recolher informação sobre a percepção dos residentes de Guimarães sobre o desenvolvimento do sector turístico, estes foram recentemente questionados pela via de um inquérito que procurou cobrir todas as faixas etárias da população e todo o município. Alguns resultados desse inquérito são apresentados nesta comunicação.

Vítor Marques
Paula Cristina Remoaldo
J. Cadima Ribeiro
Laurentina Cruz Vareiro


(resumo de comunicação submetida ao I Congresso Internacional de Turismo da ESG/IPCA - Produtos e Destinos Turísticos de Excelência -, a decorrer em 1 e 2 de Outubro de 2010, em Barcelos)

Sem comentários: