domingo, maio 30, 2010

LOCALIZAÇÃO DAS ACTIVIDADES E SUA DINÂMICA (III)

Em trabalho datado de 1948, é HOOVER quem também sugere que as economias a que se refere originalmente WEBER podem ser consideradas a três níveis: em primeiro lugar, as economias de escala associadas à eficiência técnica e organizacional da empresa; em segundo lugar, as economias de localização, quando as empresas se localizam na vizinhança umas das outras e operam no mesmo sector ou sectores associados; e, em terceiro lugar, as economias de urbanização, que resultam da acessibilidade a infra-estruturas, serviços à produção, mão-de-obra qualificada, fornecedores e clientes. Todavia, do mesmo modo que se podem gerar economias de aglomeração, pode haver deseconomias decorrentes, por exemplo, do congestionamento do tráfego ou de mais elevados encargos salariais.
O pressuposto da existência de um espaço entendido como um plano homogéneo onde cada ponto pode ser uma localização óptima para a empresa foi igualmente objecto de críticas. Para aproximar o modelo da realidade foram desenvolvidas novas métricas ou impostas restrições espaciais.
As imperfeições da concorrência foram introduzidas na teoria da localização por HOTELLING, dando lugar a um novo campo de estudo preocupado com a localização socialmente óptima. Em particular, o autor antes mencionado destaca os dois aspectos seguintes: i) mesmo na presença de custos de transporte, subsiste uma tendência natural das empresas para se agrupar no espaço, nomeadamente nas principais cidades; ii) nem sempre a solução competitiva resultante da acção das forças de mercado coincide com a que seria desejável do ponto de vista do interesse público.
O desenvolvimento teórico mais significativo, no entanto, pertenceu a LÖSCH, que produziu uma síntese integradora dos contributos anteriores e alargou o problema da localização industrial a todo o sistema económico, sugerindo uma teoria de equilíbrio espacial geral que se mantém ainda razoavelmente actual.

José Freitas Santos
J. Cadima Ribeiro

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