quarta-feira, janeiro 14, 2009

Cenários de transformação da paisagem face aos factores de mudança globais

«Cenários de transformação da paisagem face aos factores de mudança globais
II Workshop da APDR
http://www.apdr.pt/evento_2/
13 de Março de 2009
Universidade de Évora - Colégio Espírito Santo
Organização: Associação Portuguesa para o Desenvolvimento Regional e Associação Portuguesa de Ecologia da Paisagem

Cenários de Transformação da Paisagem Face aos Factores de Mudança Globais
As paisagens da Europa e do Mundo tem vindo a registar transformações radicais ao longo das últimas décadas, e muitas outras mudanças são expectáveis num futuro próximo, pelas modificações, por um lado, nos mercados e estrutura da produção, e por outro na procura de outros bens e serviços proporcionados por estas paisagens, que resultam também em novos mercados. Estas são transformações provocadas pelo crescimento económico global, pelas latentes revoluções e evoluções tecnológicas, pela constante modificação de políticas e acordos, e pela alteração mais lenta dos objectivos e valores das pessoas e dos povos.
Estas transformações criam um desafio à reflexão que vai muito para além do estudo dos sistemas de agricultura e das estruturas da paisagem, envolvendo necessariamente a análise dos processos económicos, sociais, tecnológicos, ambientais e políticos, que interagem no espaço ao longo do tempo e que se reflectem em alterações contínuas destas paisagens, e também dos desafios à sua gestão – tanto mais que envolve escalas diferentes de decisão e de actuação.
A organização de um Workshop em Évora sobre o tema “Cenários de Transformação da Paisagem face aos factores de Mudança Globais” pretende ser um contributo para responder a questões muito práticas e crescentes que se colocam a decisores públicos e privados quando confrontados com as transformações radicais na paisagem. [...]»
*
(excerto de mensagem de correio electrónico entretanto recebida, com a proveniência que se identifica)

Sem comentários: