sábado, junho 07, 2008

Seminário "A Prática da Sustentabilidade"

Seminário "A Prática da Sustentabilidade" - 18 de Junho, Auditório Nacional da Ordem dos Engenheiros
Organização conjunta: INSTITUTO DE SOLDADURA E QUALIDADE (ISQ) e ORDEM DOS ENGENHEIROS
O crescimento da população mundial tem vindo a gerar intensas pressões sobre os recursos naturais disponíveis. À luz do princípio da sustentabilidade, o novo modelo produtivo terá de corresponder a um ciclo de reciclagem-fabrico-reciclagem.
Como está a ser implementado o conceito de sustentabilidade?
Como se pode integrar este princípio em actos de Engenharia e de Arquitectura, aliando design, conforto e tecnologias ambientais a projectos economicamente viáveis?
A sustentabilidade é um conceito transversal, que se consubstancia em diversas escalas - dos materiais aos edifícios, do quarteirão à cidade. É também um conceito dinâmico na medida em que se traduz em fluxos de matéria e energia.
Como integrar estas diferentes perspectivas numa visão abrangente da problemática de uma sociedade sustentável?
Este Seminário visa responder a estas perguntas através da apresentação de casos de estudo de sucesso, nacionais e internacionais.

Oradores convidados que provêm de conhecidos ateliers de renome mundial:
Arqº Dieter Grau, do Atelier Dreiseitl, é detentor de uma vasta experiência como Responsável de Projecto em numerosas obras internacionalmente aclamadas, desenvolvidas por este Atelier, das quais se destacam Potsdamer Platz (Berlim) e City Hall (Chicago-USA). Reconhecido pela inovação e excelência do seu trabalho, Dieter Grau irá apresentar as formas como o Atelier Dreiseitl aborda o problemática da água no meio urbano, numa perspectiva integrada e pluridisciplinar. Os casos apresentados ilustram igualmente a diversidade de estratégias e soluções possíveis em função de constrangimentos culturais e climáticos.
O Arqº Carlos Martinez de Albornoz, do Atelier Mansilla & Tuñon, é responsável pelo projecto que ganhou o concurso internacional “La Cúpula de la Energia”, o edifício institucional da cidade de Soria, em Espanha. Este projecto alia os princípios de sustentabilidade - em termos de materiais, água e energia - à reconhecida qualidade arquitectónica e à viabilidade económica. O Atelier Mansilla & Tuñon é conhecido pelos seus projectos do Centro Internacional de Convenciones de la Ciudad de Madrid, Museo de Cantabria, Museo de las Colecciones Reales, entre outros.

Para mais informações e fazer a sua inscrição consultar o link:
*
(cortesia de Paula Cristina Remoaldo)

Sem comentários: