segunda-feira, janeiro 15, 2007

Comentários vários

Como nao consigo fazer os comentarios na plataforma eletronica resolvi faze-lo via email.
i) *comentario a "Atractividade de Portugal para o IDE"
Portugal pode ser comparado a uma visão de um oásis no deserto. Para um investidor tudo parece ser formidavel, mas quando este depara-se com a realidade, verifica que tal não é bem assim, acabando muitas vezes por desistir do investimento no nosso país. Efectivamente somos um pais pacifico, bastante acolhedor, com um óptimo clima e excelente gastronomia. Somos um país com história e com uma cultura unica, mas infelizmente tudo isto nao chega.Temos a necessidade de evoluir em varios sectores nomeadamente na indúsria,na saúde, na educação, no ambiente, no turismo, nos serviços sociais e públicos e etc.
Para isso é necessario implementar politicas de responsabilizaçao e desenvolvimento.É necessario apostar nas tecnologias e na formaçao. Implementar politicas que apoiam as regioes consoante as suas capacidades atraindo para elas os investidores. Talvez assim, quem sabe, Portugal deixe de ser comparado como uma visao no oasis.
ii) *comentario a "O turismo em Portugal"
A potencialidade turística do nosso pais é grande e variada.Para certas regiões será talvez a melhor solução para a empregabilidade e desenvolvimento.É uma questao de financiamentos viáveis e sustentáveis a longo prazo e também de pessoas com capacidades e vontade de assumirem riscos e com ideias novas.
iii) * comentario a "Produtos do territorio e desenvolvimento local"
Nunca tinha pensado nesta questao dos preços/origem.No que diz respeito ao exemplo dado- os queijos- numa hierarquia penso que todos eles deveriam estar sensivelmente ao mesmo nivel, dependendo do tipo de queijo que se estaria a falar(amanteigado, de velha, de cabra, tipo de fabrico , etc). Julgo que aquilo que acontece aos queijos do Alentejo e das Ilhas deve-se à falta de meios,entidades ou até mesmo privados que permitam que os queijos ou os produtos regionais sejam mais conhecidos e ate mesmo mais mediatizados, o que nao acontece com aqueles cuja mediatizaçao permite equacionar uma relaçao preço/origem pela qual as pessoas identificam a regiao e nao se importam de pagar mais para a obtençao daquele produto regional.
Marina Oliveira

Sem comentários: