segunda-feira, dezembro 11, 2006

Os Sistema de Informação Geográfica (SIG)

O uso do Sistema de Informação Geográfica, é cada vez mais necessário na análise do espaço geográfico, principalmente nas áreas urbanas onde o volume de dados manipulados é muito grande. A capacidade que os SIG têm de capturar, armazenar, recuperar, transformar e representar espacialmente os dados do mundo real, tem feito desta ferramenta, um instrumento versátil para auxiliar a solução de problemas de análise em planeamento urbano.
Assiste-se a um forte posicionamento das empresas na exploração dos seus sistemas de informação com recurso à informação geográfica e de localização. As empresas utilizam os conceitos espaciais, como endereços, áreas de venda, códigos postais, tempo de deslocação de X para Y, distância e variáveis demográficas para análises internas que lhes permitam vantagens competitivas.
Os Sistemas de Informação Geográfica apoiam as empresas no sentido de melhorar a tomada de decisões, criar novos serviços, optimizar a localização dos pontos de venda e até incrementar os níveis de satisfação e fidelização dos seus clientes.
A evolução tecnológica registada nas últimas décadas tem vindo a provocar impactos profundos nos campos de aquisição, processamento, representação, análise, gestão e disseminação da informação geográfica.
A sociedade da informação global dos nossos dias carece, por outro lado, de crescentes volumes de informação georreferênciada que engloba um elevado número de temas, desde os níveis de síntese aos de pormenor, para alicerçar os modernos sistemas de planeamento e desenvolvimento integrados, orientados para a monitorização e preservação do meio ambiente e ordenamento territorial.
Necessariamente manipulados em suportes digitais, por forma a poderem ser geridos informaticamente em função de aplicações especificas, tais dados são frequentemente estruturados em Sistemas de Informação Geográfica (SIG), instrumento reconhecidamente indispensável para a correlação dos temas simultaneamente envolvidos no planeamento e gestão de múltiplas actividades com ênfase para as infra-estruturas de serviço e uso nacional dos recursos naturais renováveis e não renováveis.

Marina Oliveira

(extracto de texto sobre o mesmo tema remetido em 06/12/10; referência: Compêndio de Economia Regional, José da Silva Costa [Org.], APDR, Coimbra, 2ª Edição, 2005)

1 comentário:

Anónimo disse...

Os Sistemas de Informação Geográfica são importantes no Planeamento e Ordenamento Territorial. Na Geologia o SIG pode ser utilizado como uma ferramenta de suporte digital aplicada aos seus vários campos, nomeadamente, cartografia geológica geo-referenciada aplicada a prospecção e caracterização de materiais geológicos, análise tridimensional de jazigos minerais, análise de riscos, hidrogeologia, entre outros. De um modo mais particular, o geólogo pode efectuar cálculo volumétrico de jazigos minerais ou bacias hidrográficas, determinar áreas de risco de erosão e de instabilidade de taludes como também efectuar planos de turismo de áreas de património geológico.
A capacidade que os SIG têm de capturar, armazenar, recuperar, transformar e representar espacialmente os dados recolhidos em campo facilita consideravelmente a interpretação dos mesmos por parte do geólogo.